Cruz ou Cozidos, qual a melhor maneira de ingerir Legumes?

Tempo de leitura: 2 minutos

Os alimentos são mais saudáveis crus os cozidos? Esta é uma questão bastante discutida hoje em dia até mesmo no meio acadêmico.

A dieta crudívora é baseada no consumo de alimentos não processados e não cozidos, preferencialmente orgânicos, especialmente frutas e vegetais, brotos, sementes, castanhas, grãos, frutas secas e algas.
Embora a maioria dos alimentos sejam consumidos crus, é aceitável o aquecimento dos mesmos até no máximo 40oC. A partir disso, acredita-se que os alimentos percam importantes enzimas para um saudável processo de digestão, além de considerável perda nutricional e de “força de vida”.

Alguns especialistas em nutrição acreditam que esta dieta deveria incluir carne animal crua como fonte extra de proteína e vitamina B12, ao exemplo do sushi, ceviche, carpaccio e stake tartare.

Mas como consumir arroz e feijão crus? Existem algumas práticas comuns para tornar os alimentos mais palatáveis, mastigáveis e digeríveis, como:
– Germinar os grãos;
– Extrair o sumo de frutas e vegetais;
– Hidratar castanhas e frutas secas;
– Compor e misturar alguns dos alimentos;
– Fermentar
– Desidratar

Porém, segundo a especialista em alimentação Anne Marie Colbin, do Natural Gourmet Insitute em NY, a técnica do cozimento adequado trona o alimento mais macio, permitindo com que os sucos digestivos extraiam mais nutrientes dos alimentos. “Existe um movimento hoje em dia que considera o consumo de alimentos crus mais “natural”. Mas nem tudo o que é “natural” é necessariamente bom para os seres humanos, como os cogumelos venenosos por exemplo. É necessário uma avaliação detalhada de cada indivíduo para a aplicação desta dieta assim como o período de tempo em que ela será aplicada”.

A dieta crudívora pode ser muito saudável num processo de desintoxicação, especialmente após longos anos de consumo de alimentos processados. Mas segundo pesquisa publicada no livro “Catching Fire: How Cooking Made Us Human” (“Pegando Fogo: Como Cozinhar nos Tornou Humanos”), do professor de antropologia biológica Richard Wrangham atuante em Harvard, este consumo a longo prazo pode afetar a saúde de maneira negativa.
Nas populações que se submeteram a dietas crudívoras por toda a vida, 60 a 100% das mulheres perderam o período menstrual e se tornaram inférteis.

Para a Ayurveda, tradicional medicina indiana, os alimentos crus em geral são prejudiciais para as pessoas com biotipo Vata, e seu consumo excessivo pode causar muitos gases e até desidratação.

Por isso, caso você se interesse por este tipo de dieta, recomendo que pesquise bastante sobre o assunto e adote o bom senso! Independentemente do que é divulgado sobre “natural e saudável”, descubra e preste sempre atenção no que é bom para você!

Consulte um nutricionista e um terapeuta ayurvédico para auxiliá-lo no seu caminho de bem estar.

inscreva seu email pagina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *