5 Motivos para Você evitar Alimentos que possuem Lactose

Tempo de leitura: 6 minutos

lactose

Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre Lactose esse carboidrato encontrado em derivados de laticínios que provoca muitos questionamentos quanto ao seu consumo.

Lactose é um tipo de açúcar produzido exclusivamente nas glândulas mamárias dos mamíferos, constituindo cerca de 7% do leite humano e quase 5% do leite de vaca.

Para que a lactose seja digerida e absorvida pelo organismo, ela precisa sofrer a ação da lactase, uma enzima produzida pelos mamíferos que divide a lactose em glicose e galactose.

O acumulo de lactose no intestino promove gases, diarreia e abdômen distendido .

– Mas quem precisa de Cálcio?
Fontes de Cálcio podem ser encontradas em diversos alimentos, como feijão, soja, lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Leites que não contém lactose:
leite de coco
leite de soja
leite de arroz

Para Walter Willet, professor de nutrição na prestigiada Universidade de Harvard cita e corrobora com factos aquilo a que ele chama o “Lado Negro do Cálcio e dos Produtos Lácteos” .  Ele cita as principais razões para evitar o consumo de leite e produtos lácteos são:

Gordura Saturada: A gordura presente nos lacticínios é gordura saturada, responsável pela obstrução dos vasos sanguíneos que está na origem da maioria das doenças cardiovasculres modernas.

CANCRO NA PRÓSTATA – Em nove estudos independentes sobre o desenvolvimento do cancro na próstata, o factor mais forte e consistente ligado a este tipo de cancro foi o consumo elevado de lacticínios. No maior destes estudos o “Health Professionals Follow-up Study”, os homens que bebiam 2 ou mais copos de leite por dia tinham mais do dobro das hipóteses de desenvolver cancro da próstata avançado ou com metástases do que aqueles que não bebiam leite nenhum.

CANCRO NOS OVÁRIOS – Existe um número significativo de estudos que apontam para a hipótese de o cancro nos ovários estar ligado ao consumo de produtos lácteos e apesar de tais estudos não serem conclusivos, a ligação parece ser demasiado forte para não ser considerada.

Selecionamos para vocês algumas receitinhas fáceis e sem Lactose:

Antepasto Italiano 

INGREDIENTES

2 pimentões vermelhos
2 pimentões amarelos
1 ramo de manjericão fresco picado
10 tomates cereja cortados ao meio
1 colher de sopa de alcaparras picadas
orégano à gosto
2 dentes de alho picados
1 colher de vinagre balsâmico
sal à gosto
pimenta do reino moída
pão ciabatta ou baguette em fatias para servir (para celíacos, sirva com fatias de pão sem glúten)

PREPARO

1. Lave os pimentões e asse-os inteiros em forno médio, colocando-os por cerca de 50 minutos em uma assadeira forrada com papel manteiga ou papel alumínio. Eles devem ficar inchados e tostados por fora.

2. Retire os pimentões do forno. Quando eles estiverem mornos, coloque-os em um saco plástico e guarde-os no refrigerador por pelo menos 1 hora. Esse processo irá facilitar muito para você retirar a pele do pimentão.

3. Retire os pimentões do saco plástico, retire as peles e a ponta com as sementes. Corte os pimentões em fatias fininhas.

4. Adicione todos os demais ingredientes e misture-os. Teste o sal e a pimenta.

5. Sirva com fatias de pão ciabatta ou baguette.

Para quem está sempre querendo experimentar novidades sem lactose, minha dica são esses maravilhosos docinhos de coco com amendoim. Com certeza, eles vão conquistar você na primeira mordida.

Bolinhos de Amendoim 

INGREDIENTES

2 xícaras de pasta de amendoim (feito em casa com amendoim torrado sem casca e sem sal)
2/3 de xícara de mel
½ xícara de leite de soja em pó (nesta receita foi usado Suprasoy sem lactose)
3 xícaras de coco ralado desidratado sem açúcar
200g de chocolate sem lactose para derreter (opcional)

PREPARO
1. Faça uma pasta de amendoim no liquidificador ou processador com amendoim torrado sem sal e sem casca. Adicione o amendoim aos poucos e bata no modo pulsar, sempre parando e limpando o copo do liquidificador com uma espátula até formar uma farofa um pouco úmida com o óleo natural do amendoim. Faça isso até obter duas xícaras.

2. Coloque as duas xícaras da pasta de amendoim em uma tigela grande, adicione o mel e o leite de soja em pó. Misture com uma colher grande ou espátula até obter uma massa grossa e homogênea. Após, adicione duas xícaras de coco ralado aos poucos, sempre misturando até obter uma massa homogênea e fácil de modelar. Coloque a terceira xícara de coco ralado em um prato fundo e deixe reservado para cobrir e enfeitar os docinhos.

3. Faça bolinhas do tamanho de brigadeiros e passe os docinhos no coco ralado. Eles estão prontos para serem servidos ou guardá-los na geladeira. São uma delicia geladinhos.

4. Para a opção com chocolate, derreta o seu chocolate de preferência em banho maria. Use um palito para mergulhar metade de cada docinho no chocolate derretido. Sirva-os gelados ou em temperatura ambiente.

Pão de liquidificador 

INGREDIENTES

3 ovos inteiros
1 sachê de fermento biológico granulado
1/4 de xícara de leite de coco misturado a 1/2 de xícara de água
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo*

PREPARO

1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha e o fermento, e bata-os ligeiramente.

2. Coloque a mistura de líquidos em uma vasilha e aos poucos vá adicionando a farinha misturada ao fermento e mexendo com uma colher. O resultado será uma massa homogênea e pesada.

3. Unte com óleo e enfarinhe uma forma de pão retangular.

4. Aqueça o forno por 5 minutos na temperatura média e desligue-o. Coloque a massa de pão na forma e leve-a por 40 minutos ao forno aquecido, porém desligado para que a massa cresça.

5. Após o tempo de crescimento, torne a ligar o forno e asse o pão por 15 minutos em temperatura média e mais 15 em temperatura baixa. Ele deve ficar dourado por fora.

6. Retire o pão do forno, deixe-o esfriar por alguns minutos e desenforme-o. Depois de frio, você pode congelá-lo em fatias e reaquecê-lo no forno ou microondas.

* Você pode usar 1 1/2 xícaras de farinha de trigo branca e 1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral. Para quem quer fazer o pão sem glúten, use a mistura de farinha sem glúten que você encontra em lojas de produtos naturais. Eu também gosto de acrescentar a essa mistura uma colher de amaranto ou linhaça. Não altera o sabor e fica super nutritivo.
Dica: prepare esta pasta de grão de bico para passar nas fatias deste pão caseiro.

Bom Apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *